Se você está buscando ingressar em um curso superior, ou até mesmo vai participar pela primeira vez do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que surjam dúvidas sobre o que é o Sisu e como funciona.
Atualmente, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma das principais formas de inscrição de candidatos que desejam ingressar no ensino superior, especialmente em universidades públicas, sejam estaduais ou federais.
Veja todos os principais detalhes e entenda como ele deve funcionar nesse ano de 2024, principalmente após as diversas mudanças que estão sendo previstas.
O que é o Sisu?
O Sisu é uma plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC), local onde as instituições públicas de todo o país podem cadastrar as vagas disponíveis e os cursos, possibilitando a inscrição dos participantes interessados que fizeram o Enem.
Dessa forma, interligado diretamente com o sistema no MEC, as notas e o desempenho dos exames são importados automaticamente para a plataforma, onde os estudantes podem se inscrever nos cursos e concorrer às vagas com outros participantes.
Inclusive, é por esse sistema que o resultado de aprovação é divulgado oficialmente, sendo o local primordial onde o participante acompanha todo o processo.
A manifestação pelo interesse nas vagas geralmente ocorre sempre após o Enem do último ano, especialmente após a divulgação dos resultados oficiais.
Como funciona o programa?
Assim como qualquer outra plataforma, o Sisu tem um funcionamento bastante simples e bastante intuitivo para os alunos.
Fazendo o login no sistema usando os dados do Gov.br, todas as pontuações referentes ao último Enem que você realizou, são importadas ao sistema.
Ao entrar, o aluno tem duas opções de cursos para escolher, esses separados em ordens de preferência, podendo escolher o curso e o local que melhor se adequar ao seu interesse.
Dentro do próprio site ocorre a atualização das vagas disponíveis e qual classificação o aluno se encontra, podendo fazer o acompanhamento até o resultado final.
Por fim, no próprio site sai o resultado final, sendo divulgado os próximos passos que o candidato deverá fazer caso aprovado. Os não aprovados de primeira vão para uma lista de espera.
Como saber o resultado do Sisu?
Depois de fazer a inscrição no curso desejado, o candidato deve ficar fazendo o acompanhamento do resultado, para saber se foi aprovado na chamada.
Após o período de inscrição, você poderá acessar o resultado, esse que será bem simples de consultar.
Nesse sentido, siga o passo a passo para saber o resultado do Sisu 2024:
- Primeiramente, acesse a página do Sisu 2024 e clique na opção “Ver Meu Boletim”;
- Depois, preencha os dados do seu Gov.br, sendo solicitado neste momento o seu CPF cadastrado e a senha de acesso;
- Após entrar na plataforma, na primeira tela já será apresentada a classificação, mostrando se você foi ou não aprovado na primeira etapa. Nesse momento irá aparecer também se você foi para a lista de espera;
- Você ainda pode consultar a lista completa de classificados no campo “lista de selecionados”, pesquisando pelo curso e universidade escolhida.
Depois de saber o resultado, caso necessário, o candidato deve confirmar as datas de matrícula diretamente na universidade em que foi aprovado.
Lembrando que geralmente, o período de matrícula dos selecionados na primeira fase acontece primeiro, para depois ser chamada as pessoas na lista de espera, dada conforme as desistências.
Novidades do Sisu 2025
No próximo ano, seguindo o padrão já adotado nesse ano de 2024, o Sisu 2025 deverá contar com apenas uma edição
Em anos anteriores, o programa era realizado de forma semestral, com períodos de inscrição tanto no início quanto no meio do ano.
Mas, vale ressaltar que a quantidade de vagas nesse caso, se manterá o valor cheio para um ano, não sendo mais dividido para períodos de 6 meses.
Por exemplo, se a faculdade X liberava 50 vagas por semestre, a partir do Sisu 2024, essa mesma universidade deve liberar o valor cheio de 100 vagas anuais no programa.
Quem pode se inscrever?
Todos os estudantes que se inscreveram no último ENEM e não tiveram nenhuma nota zerada, estão aptos a participar do Sisu.
Ou seja, é uma oportunidade para todos os participantes do Brasil de concorrerem a uma vaga em uma universidade pública.
6 Comentários
Pingback: Enem 2024: como será o novo exame? Quais as principais mudanças? - Cursos com certificado
Pingback: Qual a melhor forma de estudar para o Enem 2024? - Cursos com certificado
Pingback: Quais materiais mais caem no ENEM 2024? - Cursos com certificado
Pingback: O que é Prouni e como funciona? - Cursos com certificado
Pingback: Quais matérias mais caem no ENEM 2024? – Cursos com Certificado PRO
Pingback: Enem 2025: como será o novo exame? Quais as principais mudanças? - Cursos com Certificado PRO